Artigo: Para ajudar os pacientes raros, por Liana Ferronato - Presidente da ABPAR

Em artigo do Correio Braziliense, a presidente da ABPAR, Liana Ferronato, fala sobre a importância do tratamento adequado para os pacientes com Amiloidose Hereditária.

Liana explica que uma grande conquista da Associação Brasileira de Paramiloidose (ABPAR) foi conseguir incorporar ao Sistema Único de Saúde (SUS) um tratamento que ajuda a estabilizar a doença. No entanto, para pacientes em estágio mais avançado, esse tratamento não tem efeito.
Por isso, a associação tem trabalhado ativamente para conseguir trazer para o Brasil mais opções terapêuticas, que ajudariam esses pacientes com o quadro mais grave. 

Até porque, a presidente alerta que o sistema regulatório brasileiro entende que qualquer tratamento para amiloidose hATTR seja enquadrado numa mesma, e única, categoria. E, como já existe um tratamento no Brasil, os demais medicamentos não são considerados inovadores. Por conta desse conceito equivocado, temos hoje dois remédios inovadores que estão parados na Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

Leia o texto completo aqui ou pelo pdf. Vale a pena conferir! 
 
« Voltar